PROJETOS

Dentre os diversos projetos desenvolvidos pela Creche Carochinha, destacam-se os Projetos Parcerias – desenvolvidos com a comunidade uspiana – e os Projetos Pedagógicos – executados ao longo do ano, destinados às crianças de 4 meses a 6 seis anos, e que utilizam as diversas linguagens trabalhadas nessa fase.


PROJETOS PARCERIAS


O Ambiente é o Meio

Pela Rádio USP Ribeirão Preto, FM 107,9, toda terça e quinta-feira, 15h, no ar Ambiente é o Meio, uma conversa com a sociedade sobre questões do nosso dia-a-dia. O programa trata de Educação Ambiental, mas de uma maneira nada tradicional. O programa é coordenado pelo professor José Marcelino Rezende Pinto, do departamento de Psicologia e Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, e produzido pelo jornalista Luís Ribeiro Júnior. As crianças da Creche Carochinha do Câmpus também terão participação especial, recitando pequenos textos batizados de 'Pílulas Verdes'.

Ouça aqui o programa 1 que apresenta a proposta deste projeto


Programa Curuminzada

A Rádio USP Ribeirão Preto produziu um programa infantil organizado e dirigido por Marcio Coelho e Flavia Favareto. O Programa tinha duração de 30 minutos planejado com histórias infantis contada e cantadas, bem como, alguns quadros com a participação de crianças e especialistas.

Ouça aqui um dos quadros “Professorando”, organizado por Ana Mello e produzido pelo Programa Curuminzada.


BOLSA TRABALHO

Três exemplos do Projeto Bolsa Trabalho, coordenado pela COSEAS.


Lixo Reciclável na Creche Carochinha: Uma Questão de persistência

O projeto conta com a coordenação da Profa. Dra. Ângela Maria Magosso Takayanagui, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, e a participação de um bolsista. O trabalho é desenvolvido com crianças de 3 a 6 anos, através de temas voltados para a educação ambiental, visando à preservação ambiental, a partir de atividades de reciclagem do lixo gerado, focalizando a adoção de atividades de compostagem do lixo orgânico e de recuperação e reciclagem dos resíduos inorgânicos.

Com esse trabalho, buscamos contribuir para formação e ampliação da consciência ambiental de crianças, de seus familiares, da equipe de educadores e funcionários da creche e pré-escola.

Calendário Biológico

O projeto conta com a coordenação da Profa. Dra. Clarice Sumi Kawazaki, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, e a participação de dois bolsistas. O trabalho é desenvolvido com crianças de 2 a 6 anos. O projeto propõe atividades educativas, com o foco na interação do homem com a natureza, e na observação e descrição dos eventos naturais, expressos em ciclos. Queremos que as crianças tenham oportunidades e condições para a reflexão e construção de modelos explicativos, em níveis conceituais inerentes à sua faixa etária, referentes à origem, funcionamento e razão de seu próprio corpo e dos fenômenos da natureza.


Formando professores através da produção de Tecnologias Educacionais – Desafio do CRECE

O projeto conta com a coordenação da supervisora Ana Maria Mello e a diretora da Creche, Regina Telles, da Coordenadoria da Assistência Social (COSEAS), e a participação de dois bolsistas. O projeto busca aprimorar a qualidade das ações desenvolvidas pelo Centro de Referência e Criação dos Educadores (CRECE), através da realização de um resgate histórico dos materiais já produzidos e o desenvolvimento de metodologia, para que sejam organizados os registros, em vídeos e fotos, bem como da documentação das diferentes publicações, de modo a facilitar o acesso dos nossos educadores e visitantes. Assim, as ações a serem desenvolvidas pelo bolsista visam a subsidiar tanto o programa de extensão como as próprias atividades desenvolvidas junto às crianças, contribuindo, também, para a criação de novas tecnologias educacionais.


PROJETOS PEDAGÓGICOS


MOSTRA DA CAROCHINHA – Exposições Múltiplas – 2006

A Mostra é feita anualmente e tem como objetivo mostrar para as famílias, bem como socializar entre os funcionários, parte das situações educativas e/ou projetos pedagógicos que foram desenvolvidos pelas diferentes turmas de crianças.

O termo múltiplas sintetiza a possibilidade de expressão das diferentes linguagens que a humanidade organizou até o momento: gestual/momento, oral, escrita, lógica, musical, plástica, dramática, faz de conta, virtual.

A Mostra de 2006 contou, ainda, com a apresentação da peça teatral – A formiga e o Vaga-lume – produzida e encenada pelas crianças do Pré Leão (6 a 7 anos).

A organização: Durante toda semana, as turmas apresentaram seus projetos que foram distribuídos a cada dia ou a cada dois dias, facilitando a visitação das crianças, suas famílias e educadores. São 12 turmas, sendo que, em média, três turmas apresentaram no mesmo dia, contemplando pelo menos uma turma do Setor Creche e uma turma do setor da pré-escola, respeitando a quantidade de crianças e famílias, como também a quantidade de trabalhos organizados.

Módulo Rosa (4 a 18 meses):
  • Era uma vez...bebês que “liam”histórias – apresentou interações de bebês com diferentes portadores de texto e instrumentos que marcam o tempo da história. (com portfólio)
  • Interações durante o banho de sol – Criaram-se se brincadeiras acolhedoras, capazes de provocar um banho de sol com interações variadas. Buscou- se variar posições corporais dos bebês, garantindo um banho de sol pleno, possibilitando fixação e absorção da Vitamina D através dos raios solares. (com portfólio)
  • Painel Informativo – descreveu-se o trabalho realizado nas Oficinas de Sensações.
  • Painéis Organizador do Tempo/Espaço – apresentou-se o dia-a-dia dos bebês, suas brincadeiras, alimentação, sono, banho...
  • Módulo Verde (18 meses a 3 anos):

    A Turma Periquito mostrou painéis informativos e ilustrados com fotos das crianças durante as interações nas Oficinas de Artes e nas Oficinas Culinárias, os Livros com as produções das crianças. As Caixinhas de Sensações, confeccionadas pelas educadores e crianças, e um Painel construído coletivamente pelas crianças do grupo, a partir de materiais coletados durante os passeios realizados no Campus.

    A Turma do Sapo mostrou um painel informativo sobre o Projeto Músicas e Rosa – Senta na Rosa Tim do lê lê, acompanhado dos livros confeccionados para cada criança, onde apareciam as atividades realizadas durante o projeto e as letras das músicas trabalhadas. Esse projeto foi filmado e e editado em DVD e foi apresentado as famílias e visitantes durante a Exposição. Foram apresentados outros painéis informativos contando o trabalho realizado com as crianças nas Oficinas de Artes, acompanhado das diferentes produções: pintura, pintura e colagem, rabiscos com giz de cera etc. Uma exposição fotográfica, com legendas e comentários, apresentou momentos do dia-a-dia das crianças e seus educadores.

    A Turma João de Barro apresentou o projeto desenvolvido pelas crianças – A Praça João de Barro e outras praças. Foi apresentado um painel informativo e ilustrativo das etapas do trabalho que envolveu a revitalização da Praça João de Barro – Creche Carochinha, como também várias visitas a outras praças da cidade. Foi organizadauma maquete da Praça João de Barro, confeccionada com as crianças. Foram apresentados ainda vários outros painéis ilustrativos sobre o trabalho nas oficinas de artes e de dobraduras e música e pintura nos azulejos, oficinas culinárias e o trabalho do Calendário Biológico – conhecendo o nosso Quintal.

    Módulo Azul ou Pré-escola (3 a 6 anos e 11 meses):

    Turma Joaninha – mostrou o trabalho de construção de identidade intitulado: Hoje eu sinto que cresci bastante – apresentações de cenas gravadas, um painel informativo do trabalho e as caixas-pessoais de cada criança. Apresentaram também o painel informativo: - Vamos ajudar a Emília? Esse trabalho desenvolveu atividades com a linguagem matemática, acompanhada das produções das crianças e dos materiais construídos pelos educadores para o desenvolvimento do projeto. Foi apresentado o painel com os diferentes momentos da organização do tempo/espaço.

    A Turma Maria Fumaça apresentou um painel informativo do Projeto – Quem sou Eu?. No painel, fruto do projeto, foram expostas as silhuetas e os bonecos confeccionados pelas crianças, acompanhados dos livros elaborados por cada criança, durante o desenvolvimento do trabalho. Foram apresentados, ainda, bonecos confeccionados pelas famílias, juntamente com seu filhos, nos quais estavam retratadas as crianças. Houve uma exposição fotográfica da visita ao Laboratório de Ensino de Ciências, na Faculdade de Filosófica, Ciências e Letras – uma das atividades do Projeto Quem sou Eu? Mostraram, ainda, o processo de escolha do nome da turma e algumas atividades desencadeadas a partir desse nome, como por exemplo o passeio à Estação Ferroviária.

    O Pré Leão apresentou o trabalho desenvolvido através do Projeto: Sementes – um estudo sobre biodiversidade. Com diferentes tipos de sementes, mostrou-se um painel informativo sobre curiosidades a respeito da biodiversidade. As crianças também apresentaram os livros confeccionados por elas, que levam o mesmo nome do projeto sobre Biodiversidade e, também, o livro da história A Formiga e o Vaga-lume, elaborado por eles, juntamente com o texto da peça teatral, que leva o mesmo nome. As crianças fizeram a apresentação da peça para os outros grupos e para os pais. Durante o evento educadores crianças apresentaram ainda, a maquete sobre a História construída por eles. As educadoras também organizaram o trabalho sobre linguagem escrita, realizado a partir das sessões de leitura do livro das Crônicas de Nárnia.

    O Pré Aquarela apresentou o projeto Minha Terra tem Palmeiras... Que fala sobre a formação do povo brasileiro a partir dos índios e a vinda dos portugueses e negros. Tivemos a apresentação do livro confeccionado pelas crianças e intitulado: Meu Brasil... De muitas tribos, povos e raças; tivemos a apresentação da maquete ilustrando o povoamento do Brasil, com sua fauna e flora e os representantes dessas três culturas. Foi organizada uma exposição variada com peças de argila, desenhos de reproduções de figuras indígenas, de negros, plantas e animais representativos da nossa fauna e flora. Foram apresentados os materiais pesquisados pelas crianças durante o projeto e outras atividades como o intercâmbio das crianças da Carochinha com as crianças da Finlândia e de Portugal.

    Arquivos com fotos dos projetos desenvolvidos - Módulo Azul
    Arquivos com fotos dos projetos desenvolvidos - Módulos Rosa
    Arquivos com fotos dos projetos desenvolvidos - Módulos Verde

    PROJETO TEMAS E DEBATES – FAMÍLIA E COMUNIDADE USPIANA

    A idéia de debater com as famílias “temas polêmicos” nasceu em uma reunião com a Equipe Técnica. Posteriormente, ampliamos essa necessidade para os pais diretamente envolvidos com a Associação de Pais e Educadores da Creche Carochinha. Imediatamente os pais aceitaram a idéia de debater mais amplamente e logo houve adesões da comunidade uspiana. A coordenação ficou como responsabilidade da Equipe. Os convidados são os pais que estão envolvidos direta ou indiretamente, com os temas de cada Encontro.

    Foram cinco encontros produtivos onde discutimos sobre: 1) O ensino fundamental de 9 anos. 2) Atitudes bem sucedidas – Comer com prazer. 3) A escola laica – como traduzir esse direito para o dia-a-dia e 4) Creche: Garantia de padrão de Qualidade. Após cada encontro, publicamos um pequeno artigo sobre os debates no Jornal do Campus USP, em Ribeirão Preto.